VIDA EXPOSITIVA

“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo.” Fp 1.27a


Hoje, o termo “pregação expositiva” é bastante usado e visa se referir a pregação fiel da Escritura, forma principal de anunciar a Verdade. Mas, não basta apenas ouvir bons sermões, é preciso viver expositivamente.

A vida dos profetas e apóstolos era uma exposição de sua mensagem, de renúncias e sofrimento por amor a Deus, zelo e fidelidade a sua mensagem. É necessária pregação expositiva, exposição fiel dos textos bíblicos. Também necessitamos de pregadores expositivos, ou seja, que vivam de conformidade com o evangelho, igrejas expositivas que reflitam as Escrituras no culto, liturgia, comunhão e envolvimento social.

Precisamos de famílias expositivas onde seus lares evidenciem a Palavra de Deus nos relacionamentos domésticos, pois “se Cristo estiver em sua casa, os vizinhos logo perceberão” Moody. O mundo precisa de cristãos expositivos que testifiquem e suas vidas testemunhem o genuíno evangelho no dia a dia, em todos os âmbitos da sociedade. Um verdadeiro cristão se conhece pelas atitudes, como o sal e a luz que o Senhor Jesus exemplificou, “...Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.13-16).


"Que coisa tão rara é a piedade! ...a piedade consiste em uma harmonia exata entre os princípios e práticas sagradas." Thomas Watson 

Aquele que não tem zelo não tem amor”. Santo Agostinho

Isto também nos faz recordar o termo “puritano” quando foi usado pejorativamente para muitos cristãos ingleses do séc. XVII, pelo fato deles desejarem mais pureza na igreja, no culto, na pregação e na vida social, pessoal e familiar do cristão.

Mas, o contrário, seria nas palavras de Richard Baxter, “desmanchar durante a semana o que foi pregado no domingo”. Como afirma Douglas Wilson em sua série sobre família, o casamento e a vida conjugal do cristão é um lembrete constante de como Cristo ama a Igreja e de como a Igreja é submissa a Cristo. (Ef 5.22-33) Todo homem é o sacerdote do seu lar e pastor de sua família. (Jó 1; 1Tm 3; Tt 1)


É muito mais fácil pregar a Lei de Deus no púlpito, do que praticá-la em casa.” John Stott

As obras não são necessárias para se alcançar a salvação. Mas a verdadeira salvação, operada por Deus, não deixará de produzir as boas obras que são os seus frutos. (Mt 7.17)” John MacArthur

No mesmo texto que o apóstolo Paulo afirma que a salvação não vem pelas obras para que ninguém se glorie, completa que as obras Deus preparou de antemão para que andássemos nela. (Ef 2.8-9)

 O nosso caminhar sempre conta mais do que o nosso falar.” George Muller

"Vocês que estão perto de Deus, vocês que sabe, que são filhos de Deus e professam seu nome. esforcem-se para mostrar a glória da santidade dele acima de todas as coisas por meio da sua vida e conversas santas." Jeremiah Burroughs

O modo como vivemos revela nossas mais profundas convicções.” R.C. Sproul

É preciso, estudar, ensinar e viver, pois não podemos negligenciar o estudo e o ensino sagrado, como disse Calvino, “quem não estuda confunde heresia com a voz de Deus”. E ainda comentando o mandamento “não furtarás”, afirmou que um mestre preguiçoso é como alguém que rouba ou defrauda, o que pode ser fundamentado nas palavras do SENHOR, por meio de Jeremias, sobre os falsos profetas: "...que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro". (Jr 23.30)


“...tanto defraudamos o nosso próximo usurpando os seus bens como lhe negando os serviços que lhe devemos prestar... aquele que não pratica o que a sua vocação o manda fazer pelos outros, com isso retém o que pertence a outros... Que os ministros da igreja ensinem fielmente a Palavra de Deus, não pervertendo a doutrina da salvação, mas mantendo a sua pureza. E que não somente instruam o povo com a boa doutrina, mas também a exemplifiquem com a vida." João Calvino


“O preguiçoso não tem direito ao púlpito” Charles Spurgeon

Que dirá daqueles que negligenciam o ensino de sua casa, de sua própria família, sua congregação particular, o seu pequeno rebanho doméstico.


“Ai de mim se pregar para 700 pessoas e esquecer das 5 da minha casa.” Joel Beeke


O lar deve ser o lugar no qual há, todo o tempo, um aroma de piedade.” Douglas Wilson


Rev. Ivanildo S. dos Anjos

*Breve Análise Exegética de Filipenses 1.27a

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue