A VIDA DOS CIDADÃOS DA CIDADE CELESTE
"Vivei por modo digno do evangelho de Cristo"
Breve Análise de Filipenses 1.27
Μόνον αξιως τοu εvαγγελίου τοῦ Χριστοῦ πολιτεύεσθε
“Unicamente digno do
evangelho de Cristo, vivei.”
O texto grego começa com a palavra Μόνον "mónon", que no texto pode ser traduzida por “único, somente, apenas”. Dessa forma o apóstolo chama atenção para o que vem em seguida. Algumas traduções transmitem esse sentido nas seguintes palavras:
"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho." ACF
"Somente vivei vida digna do evangelho de Cristo, para que eu, indo ver vos ou estando longe, ouça dizer de vós que estais firmes num só espírito, lutando juntos com uma só alma, pela fé do evangelho." JERUSALÉM
Essas traduções estão de conformidade
com o destaque que é dado pela segunda palavra do texto αξιως “axiôs” que
significa “apropriadamente, dignamente,
de modo digno, adequado, conveniente”, αξιος
“axios” é aquilo que é pesado, tem
peso, como uma coisa de valor, que merece nosso esforço, ou seja, τοῦ εvαγγελίου τοῦ Χριστοῦ “o Evangelho de Cristo” é algo valioso, digno
do nosso esforço e devoção.
Assim temos, o sentido da palavra “Vivei” como portai-vos como cidadãos dos
reino dos céus. A palavra traduzida por “vivei”
é πολιτεύεσθε “politeuesthe”, de πολιτευομαι “politeuomai”, que significa “ser
um cidadão, administrar seus afazeres civis, (dirigir o estado, fazer ou formar
um cidadão) agir ou comportar-se como um cidadão, desempenhar o papel, reconhecer
as leis, conduzir-se, proceder de acordo com o prometido, as leis da vida” um πολιτης “polites” é um “cidadão,
habitante de uma cidade ou país, uma
πολις “polis” cidade”. Outras duas versões, transmitem esse sentido:
"Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo..." NVI
"Uma coisa importa: que a vossa conduta seja digna da boa notícia de Cristo..." PEREGRINO
Essa segunda versão ainda traz um comentário ao texto que diz: "...a norma não é dada pela 'polis' grega, mas pelo evangelho (Ef 4.1)". Portanto, nesse texto o apóstolo Paulo está usando um
termo bastante conhecido e valorizado pelos filipenses que se orgulhavam de sua
cidadania e status sob o Império Romano, com o qual eles tinham dado sua
considerável contribuição, e aplicando-o ao evangelho e a cidade celestial, para onde eles
deveria voltar sua atenção, como ele mesmo afirmou, “pensai nas coisas lá do alto, não nas que
são aqui da terra." (Cl 3.2) a pátria que aguardamos, a Jerusalém celestial, a
habitação dos bem-aventurança no céu, o reino de Deus.
Devemos
sempre pensar na nossa cidadania do reino celeste enquanto aqui vivemos, o
verbo “viver” no texto está no tempo
presente, indicando uma ação continua, habitual e no modo imperativo,
destacando uma ordem apostólica, a voz do verbo média/reflexiva ou depoente
passiva, chama nossa atenção para todas as ações, a voz depoente tem um aspecto
ativo como resultante de uma ação passiva, se recebemos a graça de ser cidadão do Reino dos Céus, devemos viver, pensar e agir como tais cidadãos.
Santo Agostinho
entendendo esse sentido escreveu uma de suas obras clássicas, chamada a “Cidade de Deus e a cidade dos homens”,
destacando que mesmo na cidade dos homens, no mundo do tempo presente, vivem os
cidadãos da Cidade de Deus, aqueles que pertencem à eterna pátria/πολίτευμα “politeuma” celeste . (Fp 3.20) O que os difere dos homens comuns é o
fato de pensarem nas coisas lá do alto e não somente nas que são aqui da terra como aqueles que também são citados pelo apóstolo Paulo:
“O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.” (Fp 3.19)
O apóstolo
usa aqui, num sentido negativo, a mesma palavra que em Cl 3.2 é traduzida por "pensai", φρονοuντες “fronountes - preocupam-se” que literalmente poderia ser
traduzida por “cerebram” no tempo
presente, voz ativa, ou seja, trazem continuamente
de forma habitual em seus cérebros e mentes apenas as coisas dessa vida, dirigem
suas mentes, focam seus pensamentos e esforços, as quais dizem respeito apenas
aos seus próprios interesses e vantagens para suas barrigas, ventres/estômagos que
ele chama de deus deles.
Em outro contexto, Paulo diz que
Demas amando o presente século abandonou o apóstolo (2Tm 4.10). O Senhor Jesus
afirmou que em alguns, os prazeres, deleites, ilusões, cuidados do mundo
concorrem com a Palavra e a sufocam. (Mc 4.19; Lc 8.14)
“...mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições,
concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.” (Mc 4.19)
Contudo, o
cidadão do Reino dos Céus permanece na Verdade, lutando ou esforçando-se junto aos seus irmãos com o mesmo ânimo pela fé. Assim, o texto de Paulo aos filipenses usa uma palavra do contexto militar de sua época, στήκετε
“stekete” que signfica “permanecer, ficar firme, perseverar,
persistir, manter o terreno, a posição. A palavra indica a determinação de
soldado que não arreda um só passo de seu posto”, que está no tempo
presente, modo indicativo e voz ativa. Indicando uma ação contínua e habitual,
um comportamento, estilo ou modo de vida.
Comentários Bíblicos:
Calvino comentando esse texto, considera as palavra do apóstolo como: ““Seja o que for que me aconteça, que, apesar de tudo, vossa preocupação seja seguir em frente no curso certo.” Ao falar de uma conversação pura e honrosa, como sendo digna do evangelho, ele notifica, em contrapartida, que aqueles que vivem de outra maneira fazem injustiça ao evangelho.” Como a própria carta declara na sequência (Fp 4.8, 9).
O Comentário Mundo Hispano descreve a questão como a “Agenda da Igreja: Unidade e Testemunho”, afirmando:
“Os filipenses eram mui conscientes de sua cidadania e dos privilégios e responsabilidades que ela implicava em vista da situação especial que desfrutavam Filipos como colônia romana. Esta é a imagem que Paulo usa agora para referir-se as altas exigências éticas do evangelho, a qualidade de vida a qual chama a fé em Cristo. Recorre de novo a esta família de palavras em 3.20. Os valores do evangelho não se vivem na solidão de um convento no deserto senão no meio mesmo da cidade. Fica claro então, que a aceitação do evangelho não converte as pessoas em seres antissociais a quem não lhes importa o que passa no mundo que os rodeia. As demandas éticas do evangelho se expressam numa conduta cidadã exemplar.”
William Hendriksen também destaca o fato que mesmo o apóstolo estando preso exorta os irmãos para que:
“...em qualquer circunstância, conduzam suas vidas como verdadeiros crentes. Com respeito às palavras: “Continuem exercendo sua cidadania” ...Paulo está traçando um paralelo, está fazendo uma comparação. É como se ele estivesse dizendo: “Vocês são cidadãos romanos e se orgulham disso (e eu também o sou, At 16.21,37). No entanto, considerem constantemente o mais importante de tudo, isto é, que vocês são cidadãos do reino do céu. Continuem, pois, a exercer essa cidadania de modo digno do evangelho de Cristo.” O verbo, portanto, se refere à conduta cristã, a uma forma de viver digna do cidadão do reino e do soldado que milita nas fileiras de Jesus Cristo. Naturalmente, os bons cidadãos do reino de Cristo também são bons cidadãos do reino romano... Exercer sua cidadania “de modo digno do evangelho de Cristo” significa conduzi-la em harmonia com as responsabilidades que este evangelho impõe e com as bênçãos que ele traz. A palavra evangelho aparece duas vezes neste verso, e não menos de seis vezes só neste capítulo.”
““em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos.” O pensamento central de Paulo aqui lembra um cântico dos Países Baixos (referimo-nos a Eén in Geest en Streven), que pode ser assim traduzido: Um só em nosso esforço, Um só em cântico perene, Um só em palavra e ato, Um só em adoração, Um só em oferenda agradecida, Um só em louvor: nosso credo, Um só propósito glorioso, Um só prisma, Um só em força e um só em esforço, Provindo do auxílio de Deus.” HENDRIKSEN
““em um só espírito, com uma só alma” como significando “unidos em coração e alma”, “com propósito e ardor comuns (1Ts 5.23) ...o apóstolo destaca a necessidade de os crentes reconhecerem sua unidade em Cristo, viverem juntos em paz e trabalharem juntos em harmonia, ver Romanos 12.5; 12.12; 1 Coríntios 1.10; 10.17; 2 Coríntios 13.11; Gálatas 3.28; Efésios 2.11-22; 4.3,4,13. Note também o que já foi dito sobre o tema da “comunhão” cristã (Fp 1.5). O perigo da discórdia recíproca está indicado em 1 Coríntios 11.17-22; Gálatas 5.15. Paulo e Pedro eram de pleno acordo neste particular (ver 1Pe 3.8-12). A unidade que aqui se nos apresenta é a do esforço e labor conjunto, lado a lado, como gladiadores, contra um inimigo comum. Em Filipenses 4.3, o apóstolo fala também daqueles que se esforçaram lado a lado com ele. Esse esforço, contudo, não é apenas contra um inimigo, mas também pela verdade do evangelho. Algumas pessoas estão sempre lutando contra, mas nunca em prol. O interesse de Paulo não é apenas defender-se de ataques, mas também, e principalmente, fazer conhecida a gloriosa verdade redentora de Deus, a qual está centrada na pessoa de Jesus Cristo e em sua salvação... Sua atitude para com o inimigo deve ser de Intrepidez Não devem ficar amedrontados como o cavalo tímido que se espanta à vista de um objeto inesperado. Na presença dos adversários, os filipenses devem revelar coragem audaciosa, nunca, nem sequer por um momento, devem permitir aquele medo que levou Pedro a negar seu Senhor.” HENDRIKSEN
O comentarista Ralph P. Martin, considera que:
“Paulo deseja para eles, como membros de igreja em Filipos, a mais alta qualidade de vida comunitária, estabelecida pelo padrão de sua fidelidade ao evangelho de Cristo. A vida da comunidade é comparada à cidadania (gr. politeia) desfrutada pelos cidadãos de Roma, no mundo antigo... “cumpri vossas obrigações como cidadãos”, como cidadãos do império, tendo privilégios para usufruir e responsabilidades a cumprir. Deve eles lembrar-se, também, de que são cidadãos de um reino celestial (3:20), e a conduta deles na igreja, e no mundo, deve ser determinada pelo fato de serem membros, ou cidadãos, do reino de Cristo na terra... A noção de um padrão digno, de conduta, é frequente na correspondência paulina, como parte de sua determinação ética dirigida às igrejas (1Ts 2.12; Rm 16.2; Cl 1.10; Ef 4.1). Aqui é o evangelho que estabelece a norma ética. “vivei como pessoas convertidas”, tanto dentro da igreja, como lá fora, no mundo. Este é o ansioso desejo de Paulo para eles.”
Considerando que na cidade de Filipos vivia muitos soltados aposentados, Paulo faz uso de vários termos da vida militar, observa ainda:
“A compreensão de Paulo da luta da igreja contra os poderes hostis é bem realista. A seção que compreende os versículos 27-30 é rica de termos militares: estais firmes (resolutos como soldados plantados em seus postos); lutando (associa-se com campanha militar, em batalha, ou com arena, onde os gladiadores lutavam em combate de vida ou morte; cf. 2Tm 2.5) ...aqui está um chamado excitante à ação, e para que se apresente uma frente unificada contra o mundo hostil.” RALPH MARTIN
O mundo é sectário, egoísta, dividido, cheio de orgulho, murmurações e contendas (Fp 2.14). Os cristãos devem ser diferentes e lutar juntos pela fé evangélica, ao invés de lutarem uns contra os outros, no final desta carta ele trata diretamente o caso de duas irmãs que estavam em conflitos (Fp 4.2). O apóstolo chama ainda atenção para a humildade de Cristo (Fp 2.5-11). Toda vida do cristão deve considerar e refletir o evangelho do Senhor Jesus, em pensamentos, palavras e ações.
A Bíblia de Estudo Herança Reformada traz a seguinte aplicação ao texto, começando com uma pergunta:
“Pelo que
você vive? A fama do nome de Cristo é mais importante para você do que o
conforto e a vida fácil? A vida de Paulo estava tão entranhada em Cristo e no
evangelho que ele não queria nada mais do que ver o evangelho progredir, mesmo
se isso significasse que outros tentariam aumentar sua aflição. Quando as
circunstâncias da vida ficam difíceis, é fácil focar em si mesmo e buscar
minimizar o desconforto. Mas Paulo nos encoraja a permanecermos firmes e a
vivermos de um modo que seja digno do evangelho.”
Rev. Ivanildo S. dos Anjos
*Devocional desse texto: Vida Expositiva.
Bibliografia:
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