AS SAGRADAS LETRAS DESDE
A INFANCIA
σὺ δὲ μένε ἐν οἷς ἔμαθες καὶ ἐπιστώθης, εἰδὼς παρὰ τίνων ἔμαθες, καὶ ὅτι ἀπὸ βρέφους ἱερὰ γράμματα οἶδας, τὰ δυνάμενά σε σοφίσαι εἰς σωτηρίαν διὰ πίστεως τῆς ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ· πᾶσα γραφὴ θεόπνευστος καὶ ὠφέλιμος πρὸς διδασκαλίαν, πρὸς ἐλεγμόν, πρὸς ἐπανόρθωσιν, πρὸς παιδείαν τὴν ἐν δικαιοσύνῃ, ἵνα ἄρτιος ᾖ ὁ τοῦ θεοῦ ἄνθρωπος, πρὸς πᾶν ἔργον ἀγαθὸν ἐξηρτισμένος.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.14-17)
O texto
acima é um dos testemunhos da Escritura sobre si mesma: (Sl 19; 2Pe 1.20-21; Ap
22; Jd; cf. “cópias para os reis” Dt 17.18; 2Cr 34.14-18)
“permanecer...” uma ação
contínua, um hábito de vida.
A aprendizagem havia crescido ao longo dos anos e a convicção se aprofundara. Note que aprender não basta. O que se aprendeu deve ser aplicado pelo Espírito Santo ao coração, para que também se chegue ao convencimento, com uma convicção que transforme a vida. Paulo declara duas razões pelas quais Timóteo deve perseverar nas coisas que aprendera e das quais se convencera. Na realidade, as duas razões são apenas uma, porque o testemunho de seres humanos a respeito dos assuntos de fé nada significam à parte da Palavra; não obstante, visto que a Deus aprouve comunicar, por meio de indivíduos humanos devotos, à mente e ao coração de Timóteo a mensagem da Palavra, é inteiramente próprio falar de duas razões: a. O caráter fidedigno daqueles que haviam instruído Timóteo nessas doutrinas (v. 14b); e b. a excelência superior das sagradas letras sobre as quais essas doutrinas estão baseadas (v. 15). HENDRIKSEN
“Sabendo de quem
aprendeste...” não de falsos mestres, mas de Deus (Sl 71.17) através
dos pais (2Tm 1.5), mandamentos e exemplos. E Paulo verdadeiro mestres de
caráter fidedigno.
Educação Judaica, princípio, conteúdo e propósito – Teocêntrico (Pv 1.7; Ec 12.13; “a educação mental, moral e espiritual da criança estava centrada exclusivamente no lar, com a participação do pai e da mãe... as crianças eram admoestadas a prestar a atenção à instrução de seu pai e não rejeitar o ensino de sua mãe. (Pv 1.8; 6.20), eram ensinadas a honrar e obedecer aos pais.” HENDRIKSEN
Começavam aos 5 anos... Outros povos
espantavam-se com o grau de conhecimento das crianças judaicas de suas próprias
tradições. KEENER
Aplicações:
“A
Bíblia (v. 2Tm 3.14-17) é o único
antídoto contra a apostasia e a corrupção dentro e fora da igreja. A igreja
deixou a Bíblia de lado e fez surgir a Idade das Trevas. A Reforma Protestante
redescobriu a Bíblia, mas agora a Palavra volta a ser negligenciada. Muitos
líderes eclesiásticos de destaque, além de negligenciar a Bíblia, apelam, com
grande soberba intelectual e em nome da erudição moderna, a todos os meios
imagináveis para subverter sua origem divina e a jogam no lixo, considerando-a
uma colcha de retalhos do pensamento judeu.” HALLEY
Bibliografia:
“Comentário
Histórico-Cultural da Bíblia – NT.” Craig S. Kenner. Ed. Vida Nova, 2017.
“Comentário do NT”. William Hendriksen. Ed. Cultura Cristã, 2001.
“Manual Bíblico de Halley”.
Ed. Vida Acadêmica, 2000.
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