A EDUCAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ
חֲנֹ֣ךְ לַ֭נַּעַר
עַל־פִּ֣י דַרְכּ֑וֹ גַּ֥ם כִּֽי־יַ֝זְקִ֗ין לֹֽא־יָס֥וּר מִמֶּֽנָּה
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
(Provérbios 22:6)
Introdução:
1. As Crianças
Treinar/Ensinar/instruir
“Ensina a criança no caminho...” Pv 22.6
Inculcar (formar/formação, talhar, bater, corrigir, guiar, crescimento, uma ferramenta, ou objeto bruto, artesão/moldar, barro, esculpir numa madeira, ou pedra bruta) Dt 6.4-9,20-22 (...); Páscoa: Êx 12.14, 24-27; Resgate: Êx 13.9, 13-14 (...); As festas deveriam ser lembradas, o maná deveria ser lembrado (Êx 16.33-34); Outros marcos/memoriais dos feitos do SENHOR: (Js 4.6,21)
“as suas maravilhas que nossos pais nos contaram...” Jz 6.13
“O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” Salmos 78.3-4
“Quero trazer à memória...” Lm 3
“memorial escrito” Ml 3.16
זכרונּ zikrôn procedente de 02142 ; DITAT - 551b; n m 1) memorial, lembrança, memória
“Lembra-te do teu Criador” Ec 12
זכר zakar uma raiz primitiva; DITAT - 551; v 1) lembrar, recordar, trazer à mente 1a) (Qal) lembrar, recordar 1b) (Nifal) ser trazido à lembrança, ser lembrado, estar no pensamento, ser trazido à mente 1c) (Hifil) 1c1) fazer lembrar, relembrar 1c2) levar a relembrar, manter na lembrança 1c3) mencionar 1c4) registrar 1c5) fazer um memorial, fazer lembrança
“Como lembrarão, daquele que não
conhecem?” Rm 10; (Is 1).
“desde a infância sabes as sagradas letras” 2Tm 1.5; 3.14-15
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Rm 15.4-6
“Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram.” Jd 1.5
υπομιμνησκω hupomimnesko de 5259 e 3403 ;; v 1) fazer alguém lembrar, trazer a lembrança, recordar: a outro 2) lembrar, admoestar, de algo 3) ser lembrado, lembrar-se.
2. Os Pais e Professores
Crianças/criancinhas (Evangelhos/Timóteo/Paulo
– efésios, filipenses - e João filhinhos)
-Brêfos: "criança/infância"
Lc 18.15; 2Tm 3.15
-Teknos: "filho"
1Tm 1.2; 2Tm 2.1; Tt 1.4; Fm 1.10
-Hyios: 1Pe
5.12
-nêpios: Hb
5.13-14
-Pedagogo: 1Co
1.15
-Paidéia: "paidion"
Mt 18.2-5; 19.14; Mc 9.36-37; 10.14; Lc 9.48; 18.16-17.
"crianças, pequeninos".
3. Missões e Educação
- Sinagoga,
Mosteiros, Educação Clássica – Agostino e Carlos Magno – A Escolástica e os
Humanistas.
- A Reforma
e as Universidades
- Igrejas e
Escolas (Missões e Cosmovisão Reformada)
Conclusão:
Disciplina
e Admoestação do Senhor
- “pais não irriteis vossos filhos”,
cobrança e exemplo, tratar com diferença.
- Fases do ensino e da disciplina - Voddie Baucham
- Alfabetização e os mandamentos; catecismo,
doutrinas e apologética.
Aplicações:
Comentários
Enviar um comentário