Esboço do Sermão:
OS OBSTÁCULOS E
DIFICULDADES DO CRISTÃO
2ª Coríntios 11.1-33
1. A Carne, o Mundo e o Diabo:
- Pecado: “O pecado que tenazmente nos assedia...” (Hb 12.1)
“Crucificar a própria carne...”, “a carne milita contra...” (Gl 5.17
“O mau que habita em mim, a natureza
pecaminosa...” (Rm 7.18
- Mundo: “Parábola do Semeador”. (Mt 13; Lc 8)
“Não ameis o mundo... o mundo passa.” (1Jo 2.15, 17)
- Diabo: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão
que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé.” (1Pe 5.8-9a)
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4.7)
- Ex.: Adão e Eva, Jó, Cristo, Pedro, Ananias e Safira.
2. Exemplos Bíblicos:
- Sofrimentos: José, Jó, Jeremias, Cristo.
- Provações: Daniel e seus amigos.
- Hebreus 11, Profetas e Apóstolos.
3. A vida do apóstolo Paulo:
- Breve Biografia
- Exposição do texto: 1ª Co 11.1-33
Paulo continua a sua defesa
2ª Coríntios 11.1-3
1 Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. 2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. 3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
*“Anjo de luz... espinho na carne”
2ª Coríntios 11.22-33
“Muitos atletas, generais e soldados, apaixonados... relatam seus sofrimentos, para conquistar um prêmio, ou à favor do Estado, ou do objeto de seu amor.” KEENER
“O apóstolo Paulo desafia seus críticos (superapóstolos que se gabavam) a se compararem com ele segundo todos os padrões – tanto judeu leal quanto como obreiro/ministro eficaz de Cristo, fizera mais que todos eles juntos. E, quanto ao sofrer por Cristo, toda a sua carreira como apóstolo cristão tinha sido uma história ininterrupta de martírio em vida.” HALLEY.
Vs. 22. São Hebreus – “tinham sentimentos de superioridades em relação aos cristãos gentios.” NVI - Arqueológica
Vs. 23. - Trabalho/labor:
κοπος “kopos” – surra, ato de bater no peito com aflição, tristeza, labor, aborrecimento, causar aborrecimento a alguém, intenso trabalho unido a aborrecimento e fadiga.
“A palavra enfatiza o cansaço que sobrevém depois de um pesado desgaste de energias.” *muito mais/abundante - “mais abundantemente que a maioria dos homens” ou “mais do que eu acreditaria”. *prisões – “Lugares de confinamento, públicos e privados, eram usados durante a investigação enquanto o acusado esperava o julgamento. A maioria das prisões era escura, sem instalações sanitárias e com alimentação inadequada.” RIENECKER/ROGERS.
Açoites:
πληγη “plege” – golpe, pancada, ferida, calamidade pública, aflição dura, praga. (Filipos, Atos 16.27-40, e Roma);
*quarentena menos um - “Era o método judaico de punição, baseado em (Dt 25.2, 3. A pessoa tinha as suas duas mãos presas a um poste e suas roupas eram removidas, de modo que seu peito ficava descoberto. Com um chicote feito de uma correia de bezerro e duas de couro de jumento, ligadas a um longo cabo, a pessoa recebia um terço das trintas e nove chicotadas no tórax e dois terços nas costas, Durante o castigo, um leitor lia e relia Dt. 28.58).” RIENECKER/ROGERS.
Vs. 25. - Fustigado/bater, espancar:
ραβδιζω “rhabdizo” *bater com varas – “Era um método romano de punição frequentemente usado como coerção policial. (A semelhança do cacete dos nossos dias) No caso de Paulo era, provavelmente, uma punição prescrita pelos magistrados das cidades.” RIENECKER/ROGERS.
Oito fustigações são mencionadas aqui, cinco por parte dos judeus e três da parte das autoridades romanas. As três foram golpes de varas (não açoites), aplicados mesmo Paulo sendo cidadão romano, legalmente protegido por lei para esse tipo de castigo. (Atos 16.22, 37-38) NVI – Arqueológica.
- Apedrejado:
λιθαζω “lithazo”; arremessar ou bombardear com pedras, de apedrejamento, um modo judaico de punição, atirar pedras em alguém, para feri-lo ou matá-lo. (Atos 14.19)
βυθος “buthos” - Voragem/abismo/alto do mar; *um dia e uma noite – “Refere-se ao costume hebraico de contar 24 horas. O perfeito mostra que a terrível experiência ainda estava vívida na mente do apóstolo, e, possivelmente, indica que fora recente.” RIENECKER/ROGERS.
26 jornadas/viagens; rios/córregos – Os rios eram, algumas vezes, difíceis de atravessar, alguns se transformavam, num instante, de riachinhos em fortes e perigosas correntes. RIENECKER/ROGERS.
*salteadores/assaltantes, ladrões, bandidos – alguém que usa armas e violência no assalto. RIENECKER/ROGERS.
*perigos vindo de patrícios: - γενος “genos” – parentes, prole, família, raça, tribo, nação, nacionalidade ou descendência de uma pessoa em particular, o agregado de muitos indivíduos da mesma natureza, tipo, espécie. (Jerusalém, Atos). “geração, contemporâneos, os descendentes de um mesmo ancestral, nação. Aqui se refere aos judeus.” RIENECKER/ROGERS.
*gentios: εθνος “ethnos” – multidão (seja de homens ou de animais), associados ou vivendo em conjunto, companhia, tropa, multidão de indivíduos da mesma natureza ou gênero, a família humana, tribo, nação, grupo de pessoas, no AT, nações estrangeiras que não adoravam o Deus verdadeiro, pagãos, gentis, Paulo usa o termo para cristãos gentis.
*na cidade, no deserto/lugar isolado/desabitado/inóspito, no mar: (Damasco, Roma)
*falsos irmãos: ψευδαδελφος “pseudadelphos” – falso irmão, alguém que professa ostentosamente ser um cristão, mas é destituído de conhecimento e piedade cristã.
Ex.: - “Himineu e Alexandre... Demas, amando o presente século, me abandonou.” (cf. 1Tm 1.18-20; 2Tm 4.10, 14-18).
“O bom combate: 18 Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, 19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 20 E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.” (1Tm 1.18-20)
“O apóstolo abandonado pelos homens, não por Deus: 9 Procura vir ter comigo depressa. 10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. 11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. 12 Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso. 13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. 15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras. 16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! 17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. 18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (2Tm 4.9-18)
27 em trabalhos e fadigas: κοπος “kopos”, surra, ato de bater no peito com aflição, tristeza, labor, aborrecimento, causar aborrecimento a alguém, intenso trabalho unido a aborrecimento e fadiga. *Fadigas - μοχθος “mochthos” – trabalho árduo e difícil, labuta, labor, fadiga. “A palavra é ativa e indica esforço e cansaço fatigantes.” RIENECKER/ROGERS.
*em vigílias: αγρυπνια “agrupnia” – insônia, vigília e/ou por causas das viagens perigosas à noite. “Refere-se às noites sem dormir que Paulo passava por causa do ministério.” RIENECKER/ROGERS.
*fome e sede, em jejuns:
*fome - λιμος “limos” – escassez de colheita, fome; *jejuns - νηστεια “nesteia” – jejum, abstinência, voluntária, como exercício religioso, de jejum particular, o jejum público prescrito pela lei mosaica e observado anualmente no grande dia da expiação, no décimo dia do mês de Tisri (o mês Tisri compreende uma parte de Setembro e Outubro no nosso calendário); o jejum portanto, ocorria no outono quando navegar era geralmente perigoso por causa das tempestades, abstinência provocada por necessidade ou pobreza. *“A palavra refere-se ao adiamento de refeições, a fim de que o ministério de Cristo não fosse interrompido.” RIENECKER/ROGERS.
*continua...
Comentários
Enviar um comentário