VINDE A MIM – MATEUS 11.28-30

(Comentários Bíblicos)

 

Introdução:

Vinde - Em várias ocasiões Jesus fez esse convite:

a.      Aos seus discípulos e apóstolos:

O próprio apóstolo que registrou essas palavras deixou seu cargo, Mateus era judeu Publicano, ou seja, um tipo de funcionário público, um coletor de impostos a serviço do Império Romano. O apóstolo Pedro também dá testemunho de ter deixado suas atividades e casa para seguir o Senhor. Ele junto com seu irmão André e seus associados de pesca, João e seu irmão Tiago, fazem parte dos 12 discípulos pessoais de Jesus, eles estavam todo tempo com o Mestre.

“E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.” (Lucas 18.28-30)

b.      Aos que “tem sede”: (Jo 7.37; Lc 6.46-47; Jo 6.35-37; 41-46; Jo 14.5)

 

1. Cansados e Sobrecarregados

Contexto Literário:

A incredulidade de Cafarnaum, o sábado e o descanso.

“Cafarnaum era evidentemente uma cidade considerável nos dias de Jesus. A casa de Pedro tornou-se a base de operações de Jesus durante seu longo ministério na Galileia.” NVI - Arqueológica

1.  No contexto histórico-cultural a palavra “jugo” pode ser aplicada a várias questões: Submissão e servidão aos senhores e/ou ao SENHOR (daí a citação de Jeremias 27.2)

2.      Escravidão a Santanás, ao mundo e ao pecado (Lc 21.34).

3.      A questão negativa da Lei e do legalismo dos fariseus.

A questão positiva da Lei, e de Cristo como verdadeiro mestre, com seu ensino, exemplo e descanso.

a.      Vos aliviarei

“Os que levam o fardo dos fariseus, as exigências da lei e as tradições para serem salvos (Mt 23.4).” VIDA NOVA

“O judaísmo suporta o jugo da lei, que se tornou um fardo pesado (At 15.10). Jesus não oferece independência, mas um jugo diferente. É fácil e leve (v. 30), não porque requer menos responsabilidade, mas porque é administrado por um Pastor por que deseja um relacionamento pessoal... Jesus o Senhor do sábado oferece descanso (12.8).” GENEBRA

2. Tomai o Meu Jugo

O verdadeiro sábado. Deus ofereceu descanso aos cansados (Is 40.28-31; cf. o convite da Sabedoria divina em Eclo 24.19). Os animais eram usados para carregar o jugo. Quando um homem realizava esse serviço, em geral tratava-se de alguém pobre, que carregava o jugo nos ombros. O judaísmo aplicava a imagem do jugo à sugestão ou a obediência. O povo judeu falava em carregar o jugo da Lei de Deus e o jugo de seu Reino, que era aceito por meio do reconhecimento de que o Senhor é o único Deus e da obediência aos seus mandamentos. Jesus fala de seu jugo com palavras semelhantes. Mateus pretende estabelecer um contraste entre as palavras de Jesus sobre o descanso e as regras farisaicas acerca do sábado na passagem seguinte (12.1-14): a promessa do “descanso para a vossa alma” se baseia em Jeremias 6.16, em que Deus prometeu reter sua ira caso povo se voltasse para ele e não às palavras dos falsos líderes religiosos (6.13, 14, 20; cf. cap. 27). O trabalho, o descanso e o jugo também ocorrem juntos em Eclesiástico 51.23-27.” KEENER

“Não só os animais, também os homens carregavam o jugo como sinal e exercício de escravidão. Era um jugo curvo de madeira, apoiado com almofadas sobre os ombros, que servia para transportar cargas equilibradas. A imagem é frequente no AT: pode referir-se a lei (Jr 2.20; 5.5), à tirania estrangeira (Is 10.27; Jr 27.8) e também à sabedoria, em princípio jugo, no fim jóia (Eclo 6.24, 30 no contexto 18.31). A escravidão no Egito se definia pelas "cargas" (Êx 6.6). O jugo que Jesus impõe, aceito com amor elevado com sua ajuda, é leve, particularmente se comparado com as cargas dos fariseus (23.4).” PEREGRINO

“O trabalho principal do carpinteiro era fazer telhados, portas, venezianas para janelas, treliças e molduras de divãs para casas, arados e jugos (cangas). Assim, Jesus conhecia bem o jugo, como também estava informado de vários outros aspectos da vida rural. A imagem do jugo era comumente usada no AT para descrever a sujeição de Israel à opressão estrangeira (Lv 26.13; Is 10.24-27). Nos tempos de Jesus, havia se tornado uma metáfora para Lei no judaísmo. O convite de Jesus contrastava com o fardo militar dos opressores estrangeiros e com o fardo religioso imposto pelos fariseus.” NVI – ARQUEOLÓGICA

Jesus é um Senhor diferente, bondoso, misericordioso e que nos ajuda a carregar o fardo. Esse contexto nos traz duas imagens à mente:

1.   Um animal de carga – geralmente dois bois puxavam o jugo no arado. (os jumentos, também eram usados como animais de carga).

 

2.     Um homem ou escravo que carrega sua própria carga ou a serviço do seu senhor.

O Senhor Jesus é diferente de um senhor carrasco e cruel que põe uma carga maior do que se pode levar, ele põe um peso confortável leve e ainda ajuda carregar, leva o peso junto conosco. Ele levou o peso da cruz e da maldição sozinho. Ele é o Senhor que se fez servo, nos dando seu próprio exemplo quando lavou os pés dos seus discípulos se submetendo a vontade do pai se humilhando até a morte e morte de Cruz num juízo opressor.

a.      Aprendei de Mim

Os rabinos e mestres judeus com suas interpretações, adições e conjuntos de tradições, se julgavam os melhores mestres, guias e intérpretes da Lei.  Além de Senhor ele é também o mestre por excelência “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.

- Mansidão e Humildade

“Jesus, maior que o sábio Ben Sira*, apresenta-se como a própria Sabedoria. Quando utilizavam o adjetivo traduzido aqui por “manso” ou “bondoso”, os gregos de fato louvavam os governantes que demonstravam bondade e misericórdia.KEENER

*Ben Sira foi um judeu piedoso do Séc. III a.C. ele escreveu o livro apócrifo, "Eclesiástico" onde ele compara seu ensino e conselhos ao "jugo", figura de linguagem comum entre os mestres de Israel.

3. Descanso para vossa Alma

a.      Jugo suave e fardo leve

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.” (1Jo 5.1-3)

“O descanso prometido não é um escape do trabalho intelectual e manual, não é a inatividade do preguiçoso. O que promete é um escape, ou alívio, do temor, ansiedade, incerteza e falta de sentido das exigências dos escribas. Aqui manda levar seu jugo sobre si. “Levar o jugo” é uma expressão que era comum entre os rabinos judeus e significava submeter-se a autoridade e ensinos de um mestre (Hb 15.10). É provável que Jesus, quando era jovem, haja fabricado jugos para vender na carpintaria de José, mas aqui não se refere a um jugo feito de madeira. É um jugo ajustado ao nosso “pescoço” de modo que não produz moléstias (feridas) nem roxas (atritos). O jugo literal de bois, tem lugar para dois. A figura permite a idéia de que ao lado do discípulo, Jesus está no jugo levando a maior parte da carga.” MUNDO HISPANO

b.      Aflição, ansiedade e descanso

c.       Não desmaiei em vossa alma

Jugo, duplo (Jr) – a  cruz, e simão.

Apenas um ladrão foi salvo – Ele levou um consigo.

Ide de dois em dois, melhor serem dois.

Conclusão: Implicações do Chamado – Externo e Interno

a.      Não quereis vir para teres vida

b.      Ninguém vem a mim se o Pai que me enviou não trouxer

c.       Ninguém vai ao Pai senão por mim

Versões:

“Venham a mim, todos vocês que andam cansados e curvados pelo (sob/debaixo) peso do fardo, e eu lhes darei descanso (alívio). Carreguem minha carga e aprendam de mim, porque sou manso (tranquilo) e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso (alívio) para suas vidas. Pois minha carga é suave (agradável) e meu fardo é leve.” NOVA PASTORAL

*Reanimarei... Revigorante

APLICAÇÕES:

“Vinde a mim. A soberania Divina e salvar os pecadores (v. 25, 27) não obstrui o chamado do evangelho a todos os homens (Is 55.3), que é o convite da Sabedoria (Pv 9.5; cf. Mt 22.4). Sobrecarregados. Com a culpa do pecado e o medo do juízo (vs. 22-24) o que fica ainda pior com os ensinamentos legalistas dos fariseus (23.4). Vos aliviarei. Cristo alivia o peso ao salvar do pecado e da culpa (11.25; 9.2-6). Tomai meu jugo e aprendei de mim. A salvação requer submissão a Cristo como senhor e mestre (Jr 27.8, 11-12; 1Tm 6.1). Meu jugo é suave. Seguir a Cristo é a melhor vida que pode ser vivida, pois ele é um Rei gentil e modesto que serve ao seu povo (manso e humilde; 20.28; 21.5; contraste com 1Rs 12.4-16. Embora sejam duros com nossos pecados, os mandamentos de Cristo nos guiam a caminhos deliciosos (Pv 3.17).” HERANÇA REFORMADA

“As palavras mais bondosas que já foram ouvidas. Jesus parecia alegrar-se o que eram as pessoas mais simples que o acolhiam. Paulo também notou esse fato (1Co 1.26). É difícil para os intelectuais se humilharem o suficiente para reconhecer a necessidade Salvador. O orgulho mental é grande pedra de tropeço.” HALLEY

“Com sua palavra e ação, Jesus revela a vontade do Pai, que é instaurar o Reino. Contudo, os sábios e inteligentes não são capazes de perceber a presença do Reino e sua justiça através de Jesus. Ao contrário, os desfavorecidos e os pobres é que conseguem penetrar o sentido dessa atividade de Jesus e continuá-la. Jesus veio tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado, Ele faz um novo modo de viver na justiça e na misericórdia.” PASTORAL

COMENTÁRIO BÍBLICO ESPERANÇA

“Inicialmente é usada a imagem do “jugo”, carregado pelos animais de tração, para arrastarem sua carga. Nessa figura podemos reconhecer uma série de verdades: A primeira coisa que pode ser dita do jugo é que ele existe para o trabalho. Disso se depreende desde já uma importante instrução para o discípulo de Jesus. O discípulo não existe para um fim em si próprio. O Senhor Jesus não lhe concedeu o descanso para que depois passe pela vida bem quieto e calmo, esperando até que o Senhor o recolha para alegrias eternas. Não, o cristão carrega uma “canga”, que existe para trabalhar. O cristão é quem deve levar adiante a alegre notícia do amor de Deus com sua palavra e sua vida. Foi para isso que foi redimido. Foi retirado da grande multidão de pessoas para servir ao seu Senhor, para trabalhar para ele. No entanto, o jugo nos ensina algo mais. Um “jugo” também “alivia” consideravelmente o trabalho. Como aconteceria aos animais se tivessem de puxar uma carroça pesada sem terem uma canga? As correias lhes abririam as mais dolorosas feridas na carne. Sim, sequer teriam condições de arrastar sua carga. Exatamente o mesmo acontece com o jugo que Jesus impõe aos seus seguidores. Ele facilita o trabalho, sim, ele os capacita a realizá-lo. Além disso, o jugo proporciona ao que o carrega um direcionamento seguro para o alvo. Quantos saltos para o lado um animal não daria e em quantos desvios não entraria, se não fosse dirigido sempre de novo pelo jugo e por aquele que dirige o jugo para o rumo certo. Também o cristão deve ficar alegre quando recebe sempre de novo a correção através do “jugo”. Talvez possamos ainda lembrar o jugo duplo. Muitas vezes são dois animais que trabalham sob a mesma canga. Um ajuda o outro a puxar e trabalhar. É o que também acontece com o cristão sob o seu jugo duplo. O segundo que está do lado dele e o ajuda a carregar e tracionar é o próprio Senhor Jesus Cristo. Em segundo lugar, Jesus convida a aprender dele, isto é, tornar-se seu seguidor. Ele é manso e humilde de coração. Ambas as qualidades precisam ser encontradas também na vida de seus discípulos, tanto a mansidão, que é igual para com cada pessoa, seja ela pobre ou rica, amiga ou inimiga, como também a humildade. Exatamente isso foi o que acompanhou o Senhor Jesus como uma clara luz brilhante durante todos os seus dias. Essa humildade dele não foi uma máscara exterior, um gesto adquirido de cortesia, não, ela brotava de seu coração, do mais íntimo de seu ser... Em outras palavras: A mansidão é a característica exterior de uma ação, enquanto “ser humilde de coração” refere-se mais à disposição interior que está por trás de toda ação. Quando o discípulo é obediente a esse imperativo, isso por sua vez lhe trará novo “descanso”. Na verdade, às vezes o descanso não é imediatamente visível de fora, pois também o discípulo está plenamente inserido em seu tempo, no mundo com toda a sua pressa e atividade, e nem sempre pode afastar-se dele. Porém o discípulo sempre de novo pode receber de presente o descanso da alma, uma segurança e firmeza interior diante de todo o exterior. Esse “descanso interior” brota da proximidade daquele que anda junto, debaixo do jugo, e que é o “Senhor do universo”. Porque o meu jugo é suave (útil, agradável), e o meu fardo é leve. O jugo não é um objeto supérfluo, nem algo que atrapalha, mas que é muito útil. Útil para a própria pessoa que o carrega, pois lhe concede apoio, ajuda, alvo e sentido para a vida. Mas é útil também para a causa do Senhor Jesus Cristo, que constrói seu reino com essas “pessoas de canga”. Novamente constatamos que tudo o que o discípulo tem, tudo o que ele realiza para o seu Mestre, é presente do alto. Toda a existência do discípulo é abrangida por uma palavra, que é graça.” FRITZ RIENECKER

CONCLUSÃO:

“Cristo é a resposta para todas as nossas dúvidas e temores. O evangelho gera grande responsabilidade em seus ouvintes. Cafarnaum teve um privilégio maior do que muitos outros lugares de Israel naquela época, pois Cristo passou mais tempo lá ensinando e realizando milagres do que em qualquer outro local. Por todo o ministério de Cristo, foi como se tivessem sido "exaltados até o céu"; no entanto, seriam descidos até o inferno por causa de sua incredulidade. Podemos dizer que os lugares "mais quentes" do inferno estão reservados às pessoas que viveram mais próximas dos privilégios do evangelho e, contudo, continuaram no pecado. Que implicações isso tem para aqueles dentre nós que estão em igrejas que pregam a Bíblia?” HERANÇA REFORMADA

Vinde a Mim.*

1.       O convite é para todos;

2.       O convite para vir a Jesus sem intermediários;

3.       O convite para os aflitos;

4.       O convite oferece alívio a alma;

5.       O convite é para se rejeitar o jugo cruel do mundo e do pecado, e para receber o suave de Cristo (é suave porque Cristo carrega o peso por nós);

6.       O convite oferece-nos descanso espiritual num Mestre verdadeiramente misericordioso.

As maravilhas de Jesus:*

1.       O convite de Jesus;

2.       O alívio de Jesus;

3.       O descanso de Jesus;

4.       O jugo de Jesus;

5.       O fardo de Jesus;

6.       A paz de Jesus.

*“Assim como a pomba de Noé encontrou na arca, o descanso que não existia fora, assim o crente encontra, no Senhor Jesus, descanso e paz para o seu coração.” VIDA NOVA

BIBLIOGRAFIA

1.       Bíblia de Estudo de Genebra
2.       Bíblia de Estudo Herança Reformada
3.       Bíblia de Estudo NVI – Arqueológica
4.       Bíblia de Estudo Vida Nova
5.       Bíblia Pastoral
6.       Bíblia Nova Pastoral
7.       Bíblia Peregrino
8.       Bíblia de Jerusalém
9.       Manuel Bíblico de Halley
10.   Comentário Bíblico Mundo Hispano
11.   Comentário Bíblico Esperança – Fritz Rienecker
12.   Comentário Histórico-Cultural da Bíblia – Craig S. Keener

*Referência: Eclesiático 6.18-37 – A Sabedoria (Eclo 4.1-11; 14.20-27; Pr 1.20-33; 8.1-11)

JERUSALÉM

PEREGRINO

NOVA PASTORAL

"Filho, desde a tua mocidade aplica-te à disciplina e até com cabelos brancos encontrarás a sabedoria. 

Como o lavrador e o semeador, cultiva-a, e espera pacientemente seus bons frutos (saborosos),

porque te cansarás um pouco em seu cultivo, mas em breve comerás de seus frutos.

Ela é tão árdua (penosa) para os insensatos, e o sem-juízo não permanecerá nela.

Será pesada sobre ele como pedra de toque, e não tardará em (logo vai) desfazer-se dela. 

Porque a sabedoria merece bem seu nome, porque ela não é acessível a grande número.

Escuta, filho, e aceita meu parecer, não rejeites meu conselho:

mete teus pés nos seus grilhões e teu pescoço no seu jugo (laço). 

Abaixa (incline) o teu ombro e carrega-a e não te irrites com seus liames (amarras). 

Com toda a tua alma aproxima-te dela e com toda a tua força segue-lhe os caminhos.

Coloca-te na sua pista e procura-a, ela se dará a conhecer a ti; possuindo-a, não a deixes mais.

Porque, no fim, encontrarás nela o repouso e ela se transformará, para ti, em alegria.

Seus grilhões serão para ti possante (poderosa) proteção; seu jugo, enfeite precioso.

Seu jugo será ornamento de ouro; seus grilhões, fitas de púrpura.

Tu a vestirás qual manto de glória, tu a cingirás qual diadema (terá na cabeça como coroa) de alegria.

Se quiseres, filho, tu te instruirás; e tua docilidade te proporcionará a habilidade (se tornará hábil).

Se gostares de ouvir, aprenderás; se deres ouvido serás sábio.

Fica na reunião dos anciãos: E se vês um sábio, apega-te a ele. 

Escuta de boa vontade toda palavra que vem de Deus, e não te (descuides) escapem os provérbios sutis.

Se vires um sensato, madruga para estar com ele, e que o teu pé desgaste as soleiras de sua porta. 

Medita os preceitos do Senhor e ocupa-te continuamente com seus mandamentos.

Ele consolidará (fortificará) o teu coração e a sabedoria que desejas ser-te-á dada.” 

“Filho meu, desde a juventude aceita a instrução, e até na velhice te encontrarás com sensatez.

 Aproxima-te dela como quem ara e ceifa, esperando abundante colheita; 

cultivando-a trabalharás um pouco, e amanhã comerás seus frutos.  

Ao néscio ela parece árdua, e o insensato não pode com ela; (quem não tem bom senso não permanece nela)

ela o oprime como pedra pesada, e ele não tarda em sacudi-la. (pedra rejeitada) 

Porque a instrução é como seu nome indica: não se manifesta a todos.

Escuta minha opinião, filho meu, e não rejeites meu conselho: 

mete os pés em seus grilhões e oferece o pescoço a seu jugo;  

ajeita o ombro para carregá-la, e não te irrites com suas rédeas; 

com toda a tua alma recorre a ela, com todas as tuas forças segue (observe) seus caminhos;

rastreia-a, (Siga suas pegadas) busca por ela, e a alcançarás; quando a possuíres, não a saltes mais; 

no fim alcançarás seu descanso, (o repouso que ela oferece) e ela se converterá em teu prazer; 

seus grilhões se tornarão teu baluarte; suas rédeas, traje de festa (veste preciosa);  

seu jugo, jóia de ouro; suas correias, cintos de púrpura; 

como traje de festa a levarás, tu a cingirás como coroa festiva.

Se quiseres, filho meu, chegarás a sábio; se te esforçares (dedicar a sua alma), chegarás a sagaz; 

se gostares de escutar, aprenderás; se deres ouvidos, te instruirás. 

Assiste à reunião dos anciãos, e se houver um sensato, apega-te a ele.

Procura (busque) escutar todo tipo de explicações, não te escape um provérbio sensato;

observa quem é inteligente, e madruga para visitá-lo, que teus pés desgastem seus umbrais.

Reflete sobre o respeito ao Altíssimo e medita sem cessar seus mandamentos:  

ele te dará a inteligência e segundo teus desejos (de sabedoria ficará saciado) te fará sábio.”

"Meu filho, procura a instrução enquanto ainda és jovem e assim, até à velhice, continuarás a descobrir a sabedoria. 

Esforça-te para a conseguir, como se fosses preparar a terra e semeá-la, esperando que ela dê uma boa colheita.

Terás de trabalhar durante algum tempo, a fim de cultivá-la, mas depressa comerás das coisas que ela produzir.

A sabedoria parece muito dura para quem não quer aprender; o insensato não consegue ficar junto dela. 

Ela pesa em cima dele como se fosse uma pedra enorme, e em pouco tempo ele a põe de lado. 

Pois a sabedoria é bem o que o seu nome quer dizer: são poucos os que a podem ver 

Escuta, meu filho, e aceita a minha instrução; não rejeites os meus conselhos. 

Que a sabedoria seja como uma corrente nos teus pés, como uma canga no teu pescoço.

Carrega-a nos teus ombros e não fiques irritado com as cordas que te prendem. 

Vai encontrar-te com ela de todo o coração; segue os seus caminhos com todas as tuas forças.

Vai atrás dela, continua a procurá-la e tu a acharás; quando a apanhares, não a deixes escapar. 

Pois no fim, ela te dará descanso e será a tua felicidade.

As correntes que ela põe nos teus pés serão uma forte proteção para ti, e o seu laço um manto de glória;

o seu cabresto será um enfeite de ouro; as suas cordas serão fitas de púrpura. 

Tu a usarás como se ela fosse um belo manto, como se fosse uma coroa brilhante.  

Meu filho, se quiseres, poderás aprender; se te esforçares, acabarás por ser uma pessoa competente. 

Se gostares de ouvir, ganharás instrução; se prestares atenção, serás sábio. 

Procura andar na companhia de pessoas mais velhas. Encontraste algum sábio? Liga-te a ele.

Está pronto para ouvir qualquer ensinamento divino e não te esqueças dos provérbios sábios. 

Se encontrares uma pessoa inteligente, vai visitá-la logo de manhã cedo; que os teus pés gastem a entrada da sua porta. 

Pensa sempre nas leis do Senhor e em todo o tempo medita nos seus mandamentos. 

Ele fará com que o teu coração seja firme e te dará a sabedoria que tanto queres."

 

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